UNIÃO FILARMÓNICA DO TROVISCAL - Banda Filarmónica
UFT

Em 1989, um grupo de personalidades juntou-se para dar continuidade ao legado da Banda Escolar do Troviscal, extinta em 1942. Em Setembro desse ano, um grupo de jovens com idades entre os 6 e os 14 anos começou a aprender música. Os alicerces estavam lançados e a banda, agora chamada “União Filarmónica do Troviscal”, deu início à sua actividade regular como uma outra qualquer banda amadora comunitária portuguesa. Em Abril de 2000 foi reconhecida como instituição de utilidade pública. Apresentou-se no Parlamento Europeu (Estrasburgo), Paris e Galiza. Recebeu o 1º Prémio na modalidade de concerto no Festival “Purmerade” (2002, Holanda), com qualificação de excelente em todos os parâmetros interpretativos. Em 2004 representou Portugal no Festival Internacional de bandas FIJO na cidade Checa de Cheb.

Tem-se apresentado em diversos festivais e concertos em Portugal e Espanha, mantendo o Festival Ibérico de Bandas que organiza desde 2002. Recebeu o 1º Prémio da 2ª Secção (bandas até 70 músicos) no II Certâmen Internacional de Bandas de La Sénia (2008, Espanha). Em 2010 participou no programa Câmara Clara da RTP2 dedicado às Bandas Amadoras. Realizou uma digressão ao Extremo Oriente, apresentando-se em Macau, Hong Kong e Cidade de Chiayi (Taiwan), participando na 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Bandas e Ensembles de Sopro (WASBE), da qual resultou a edição de um CD e um DVD pela produtora americana Mark Records.